Asunto:NoticiasdelCeHu 940/06 - Brasil - Defesa pela Profissão Geógrafo
Fecha:Sabado, 26 de Agosto, 2006  16:42:05 (-0300)
Autor:Noticias del CeHu <noticiasdelcehu @..................ar>

NCeHu 940/06

Defesa pela Profissão Geógrafo

Fabiano

Você tem toda razão! O Bacharel em Geografia não deve lecionar Geografia no ensino fundamental e médio, e sim, o Licenciado em Geografia. Todavia, a legislação educacional permite que outros profissionais com uma percentagem de interface com a Geografia, geralmente de Geografia Humana, também lecionem
Geografia.
Se você procurar o Sindicato dos Profesores, alegando que outros profissionais estão lecionando Geografia (ex: profissionais de história, sociologia, filosofia, etc.), terá como resposta que nada poderá ser feito porque estão legalmente habilitados.
A minha sugestão é você identificar os profissionais que não são Professores de Geografia, mas lecionam Geografia (nos casos acima, Geografia Humana) e
denunciá-los no Ministério Público, justificando que estão lecionando Geografia Física, conhecimento que eles não têm formação.
Melhor seria se existissem Associações Profissionais dos Professores de Geografia no ensino fundamental e médio, para tratar das questões trabalhistas destes profissionais.
Em Portugal temos além da Sociedade de Geographia de Lisboa (1875), a Associação
dos Geógrafos e a Associação dos Professores de Geografia, bem distintas entre si.
Um abraço
Sergio Velho

Rodrigo

Caros Amigos,
É com respeito a importância da Geografia que venho propor esta discussão neste grupo. Acho que o profissional de geografia vem passando por constantes desvalorizações, graças a leitura do Mundo que a geografia proporciona, permitindo a sua atuação multidisciplinar e transdisciplinar.
Hoje, temos disponíveis no mercado de profissionais geógrafos pessoas formadas em história, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Agronomica, Engenharia Agrimensura, Economistas, Administradores, quimicos, biblioteconomista, Economia Doméstica,..., todos com mestrado em Geografia, no qual a AGB os reconhece como Geógrafos. Esta bem, tudo isso é muito legal e justificavel pela perspectiva da multidisciplinalidade e transdisciplinalidade que a
Geografia proporciona, entretanto pergunto: caso fizessemos mestrado em alguma dessas cadeiras nos tornariamos profissional delas? Lógico que não! É nisso que me proponho a discutir e peço que todos emitam sua opinião a respeito, pois o Geógrafo não pode mais admitir esta invasão desrespeitosa dos profissinais diversos.
Enquanto Geógrafo entendo ser o profissional habilitado para esse fim, o bacharel e não mais ninguém. Nesta luta incorporo como possível apenas a aplicação da Resolução 1010 do CREA. E acho que para termos respeito junto a sociedade devemos defender esta idéia que o Geógrafo é aquele profissional formado em bacharelado e infelismente, com respeito aos meus colegas licenciados e sabendo de suas deficiências não posso admitir a sua entrada no Conselho e muito
menos qualquer outro profissional, a não ser que estejam de acordo com a Resolução 1010.

Entendo teu ponto de vista mais, acredito que se o licenciado em Geografia nao pode ser Geografo, o Geografos bacharelados nao poderam de forma alguma,
infelismente trabalhar com ensino da geografia.

Rproducido de la ListaGeografia/Brasil.