Inicio > Mis eListas > humboldt > Mensajes

 Índice de Mensajes 
 Mensajes 481 al 500 
AsuntoAutor
428/02 - Actividad Humboldt
429/02 - Actividad Humboldt
430/02 - Actividad Humboldt
431/02 - Wallerste Humboldt
Felicitaciones gabriel
433/02 - El Mundo humboldt
432/02 - Bolivia Humboldt
434/02 - La Concie Humboldt
435/02 - A 49 años Humboldt
436/02 - Geografia Humboldt
437/02 - Simpósio Humboldt
438/02 - Russian G Humboldt
439/02 - Consulta Humboldt
441/02 - Auspicio Humboldt
440/02 - Foro Soci Humboldt
442/02 - Estadísti Humboldt
443/02 - Joseph St Humboldt
444/02 - La Dictad Humboldt
445/02 - Panel UAD Humboldt
446/02 - La Cuesti Humboldt
 << 20 ant. | 20 sig. >>
 
Noticias del Cehu
Página principal    Mensajes | Enviar Mensaje | Ficheros | Datos | Encuestas | Eventos | Mis Preferencias

Mostrando mensaje 661     < Anterior | Siguiente >
Responder a este mensaje
Asunto:NoticiasdelCeHu 436/02 - Geografia brasileña
Fecha:Martes, 20 de Agosto, 2002  15:25:07 (-0300)
Autor:Humboldt <humboldt @............ar>

Día luminoso

NCeHu 436/02
 
BRASIL
 
BREVE BALANÇO DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS

Bernardo Mançano Fernandes*

Os encontros nacionais da AGB são o mais amplo espaço que congrega os principais geógrafos de todas as áreas da nossa ciência. A cada reunião refletimos a respeito da forma e do conteúdo deste evento, com o objetivo de superar as dificuldades que encontramos na realização do que podemos chamar de "megaencontro", afinal é o segundo maior evento científico brasileiro, ficando atrás, apenas, das reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

Uma das características de nossos encontros é o trabalho voluntário. Sem ele, com certeza, não conseguiríamos realizar os Encontros Nacionais de Geógrafos - ENG's. Todavia, é necessário aprimoramos a participação dos colaboradores no nosso evento para superarmos os problemas com atrasos e falhas na efetivação das atividades. Isso pode ser feito com um tempo maior de preparação do evento.

 Essa é uma forma, inclusive, de interação das seções locais, dos associados na participação de comissões e coordenações responsáveis. Para os colegas que já contribuíram com a realização dos ENG's, sabem que faltam colaboradores e que as falhas acontecem por causa da sobrecarga de trabalho. Essa experiência de trabalho voluntário não é comum nos eventos de nossas congêneres. Por essa razão, devemos qualificar essa relação de solidariedade que existe entre nós. Ao mesmo tempo em que podemos garantir as condições básicas de participação nos ENG's para os colaboradores. 

Na estrutura do ENG temos diversas modalidades de participação. Para os iniciantes na pesquisa há o Espaço Diálogo, sendo que nessa forma de participação, pode-se apresentar as pesquisas em seus diversos momentos, desde a elaboração do projeto até a conclusão. Desse modo, nesse espaço discute-se os referenciais teóricos, os procedimentos metodológicos, técnicas de pesquisa, resultados etc. É, sem dúvida, um espaço singular, mas que precisa ser repensado, pois segundo diversos participantes há um condicionante que impede uma participação mais ampla. É o caso da exigência da permanência, durante todo encontro, em apenas um Espaço Diálogo. 

As mesas redondas continuam sendo o espaço em que acontecem as exposições e os debates mais concorridos pelos participantes. Mas, observamos que com a criação das comunicações coordenadas, houve a ampliação desses fóruns e, igualmente importante, criamos um novo espaço onde diferentes grupos de pesquisas podem se encontrar para apresentar e debater a evolução e o andamento de seus projetos. É nesses espaços que conhecemos as novas elaborações teóricas e as pesquisas mais recentes.

As plenárias são nosso espaço político privilegiado. Todavia, a maior parte dos participantes não freqüenta esse espaço de vida da entidade. Com certeza temos que qualificar nossas plenárias, porque são delas que a AGB define o seu futuro.

Minha preocupação em realizar esse breve balanço é para evitarmos que os mesmos problemas sejam repetidos na realização do VI Congresso Nacional da AGB, que acontecerá em julho de 2004, em Goiânia, no campus na UFG. Somente fortalecendo a participação de nossos associados nas locais, é que poderemos socializar ainda mais os nossos eventos.

Por fim registro que a realização do XIII Encontro Nacional de Geógrafos foi um sucesso. E foi pela qualidade conhecida dos conteúdos que recebemos quase três mil pessoas. Esses participantes, em grande parte, fazem a geografia brasileira.
 
* Bernardo Mançano Fernandes é professor da FCT/UNESP, em Presidente Prudente e
Presidente eleito da AGB para a gestão 2002/2004


Fuente: Boletín Electrónico AGB (Asociación de Geógrafos Brasileños) Nro 17, del 20 de agosto de 2002.