Inicio > Mis eListas > humboldt > Mensajes

 Índice de Mensajes 
 Mensajes 16077 al 16096 
AsuntoAutor
338/14 - Libia (Áf Noticias
339/14 - Obama y s Noticias
340/14 - Europa y Noticias
341/14 - COPA DO M Noticias
342/14 - El nacimi Noticias
343/14 - La OTAN p Noticias
344/14 - La parado Noticias
=?UTF-8?Q?CIUDAD_D Elias An
345/14 - SE REALIZ Noticias
346/14 - CENTRO HU Noticias
347/14 - X Jornada Noticias
348/14 - ¿Cataclis Noticias
=?UTF-8?Q?Re=3A_No bertha o
RE: Notici asdelCe Fray Mas
=?UTF-8?Q?Re=3A_No Felipe V
=?UTF-8?Q?Re=3A_No Patricia
349/14 - Argentina Noticias
350/14 - VIAJANDO: Noticias
351/14 - APARECIÓ Noticias
352/14 - A explosã Noticias
 << 20 ant. | 20 sig. >>
 
Noticias del Cehu
Página principal    Mensajes | Enviar Mensaje | Ficheros | Datos | Encuestas | Eventos | Mis Preferencias

Mostrando mensaje 16393     < Anterior | Siguiente >
Responder a este mensaje
Asunto:NoticiasdelCeHu 341/14 - COPA DO MUNDO E SERVIÇOS PÚBLICOS BRASILEIR OS (ELIAS VIEIRA)
Fecha:Sabado, 24 de Mayo, 2014  14:03:13 (-0300)
Autor:Noticias del CeHu <noticias @..............org>

NCeHu 341/14

COPA DO MUNDO E SERVIÇOS PÚBLICOS BRASILEIROS

ELIAS VIEIRA

Geógrafo CEHU/LABDES/UNESP BRASIL

evieira371@gmail.com

No campo esportivo o Brasil vive um momento de contradição própria da prática social a qual, resumidamente, se refere às atividades desenvolvidas diariamente pela população seja no seio familiar e das instituições, seja nas atividades produtivas e de consumo ou de lazer. Um exemplo dessas atividades é o envolvimento dos brasileiros com os fatos sobre a organização e realização da Copa do Mundo que desde os protestos de rua realizadas em praticamente todas as cidades, em 2013, tem chamado à atenção dos meios de comunicação locais e de todo o mundo.

Constata-se que não há acordo entre os governos e os militantes desse movimento social sobre o fato de se realizar a Copa do Mundo nesta fase em que os brasileiros se despertam para a cobrança da concretização de seus direitos básicos previstos na Constituição Federal. O motivo da discórdia é compreensível: historicamente os agrupamentos políticos controladores do Estado, do âmbito municipal ao da União, nem sempre governaram cumprindo a legislação, os programas políticos partidários; melhorando a realidade do povo, ou prevenindo os males sociais. Já se percebe que o programa bolsa família isoladamente não é uma solução. Confirma-se a insatisfação quanto à maneira como se governam os municípios e se gerencia o orçamento. Evidencia-se a sua má gestão financeira e operacional devido ao déficit de qualidade e eficiência de praticamente todos os serviços públicos, com intensidades variáveis em todas as cidades, não obstante a pesada carga de impostos e taxas cobrada, muitas vezes, sem justiça social.

Por um lado os governos cederam aos planos dos seus parceiros gastando fortunas do orçamento público visando projetar o país na geografia econômica do segmento turístico por meio da Copa do Mundo. E, por outro, desconsideraram a possibilidade de os graves problemas sociais e econômicos o transformarem numa vidraça perante a opinião pública nacional e mundial.  Esse cenário pode ser avaliado sob duas perspectivas. Numa delas é que sua consumação pode gerar um efeito negativo à credibilidade das frágeis instituições partidárias brasileiras e, por efeito, dos políticos que, em tese, receberam o mandato para fazer prevalecer o interesse da população como um todo e não o fizeram.  Na outra cumpre um papel fundamental na dinâmica da prática social pela possibilidade de moldar uma nova realidade para o Brasil advinda do potencial de ruptura do status quo que embute e, desse modo continuar o processo dialético.






DeepSkyColors en Facebook!
Imagenes de nuestro planeta y del Universo desde los ojos de un fotógrafo español Visita la página en Facebook y dale a ME GUSTA!