Asunto:NoticiasdelCeHu 439/13 - SNOWDEN: 'O SIGILO NÃO TORNA MORAL O IMORAL'
Fecha:Sabado, 13 de Julio, 2013  14:43:50 (-0300)
Autor:Noticias del CeHu <noticias @..............org>

NCeHu 439/13
SNOWDEN: ‘O SIGILO NÃO TORNA MORAL O IMORAL'

"Olá, meu nome é Ed Snowden. Há pouco mais de um mês,eu tinha família, um lar, e vivia com muito conforto. Eu também tinha a capacidade de, sem qualquer autorização, para procurar, tomar e ler as suas mensagens. Na verdade, as mensagens de qualquer pessoa, a qualquer momento. Este é o poder que mudar o destino das pessoas. Também é uma séria violação da lei. As emendas 4 e 5 da Constituição do meu país, o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e numerosos estatutos e tratados proíbem tais sistemas de vigilância massiva e invasiva.Enquanto a Constituição dos Estados Unidos assinala que estes programas são ilegais, o meu governo argumenta que juízos de um tribunal secreto, que o mundo não pode ver, de alguma forma legitimam esta atividade ilegal. Estes juízos simplesmente corrompem a noção mais básica de justiça. Algo imoral não pode se tornar moral através do uso de uma lei secreta. (Edward Snowden, em declaração nesta sexta-feira,  às 17 horas de Moscou, e divulgado pelo site Wikileaks; leia a íntegra nesta pág.)

Carta Maior, 13/7/13